Recuperação da Quimioterapia e da Radio? Até quando?!

Terminada a quimioterapia e a radioterapia, ficamos a 100% de um momento para o outro? Já no dia seguinte? Será que vamos sentir o cansaço para sempre? E o “efeito Dori”, aquele que nos dá a sensação de não assimilarmos tudo o que nos dizem e que esquecemos tarefas, afazeres, nomes, etc? Seria bom termos uma fórmula certa para todas estas respostas. Um numero de dia exatos, um prazo. Mas também teria sido bom nem sequer passarmos por tudo isto não é?!

Lembre-se, é a perspectiva que faz toda a diferença no sucesso emocional de todas as “pedras” que aparecem no nosso caminho. Pode ir de 3 meses a 1 ano. Depende de pessoa para pessoa e da intensidade do tratamento. Terminei o meu tratamento há 5 meses. Retomei a minha vida. De uma forma totalmente diferente mas retomei.

Pratico atividade física todos os dias. O objetivo é voltar a fortalecer aqueles músculos que viraram “gelatina” no período da quimioterapia, combater a flacidez também da pele que ficou com “furinhos”, ganhar mais condicionamento físico, capacidade cardiorrespiratória e, claro emagrecer aqueles kg ganhos na comemoração do final dos tratamentos que durou 2 meses (guloooooosaaaaa)!!! E também preparar o meu organismo para gerar um baby. Ou seja, procurei o esporte para me ajudar a recuperar mais rapidamente. Não treino (ainda) com a força que poderia treinar se não tivesse passado pelo tratamento, mas cada dia melhoro um pouco. E isso é que importa. Esse é o meu foco.exercicios pos quimioterapia

Ainda continuo com os suplementos que me ajudam na imunidade: Glutamina (10gr em jejum e 10gr antes de dormir), Spirulina (500mg em desjejum) e Proteína – Whey (durante o tratamento tomava 10gr antes de dormir e agora tomo 30gr depois do treino)*. Comecei a toma-los na primeira cirurgia e nunca mais parei. A estes suplementos junto: Omega-3 e a Vitamina C. Tudo em prol do bom funcionamento do meu organismo.*suplementos quimioterapia

A minha alimentação é totalmente funcional. Sucos de fruta com vegetais, alimentos integrais, orgânicos, produtos da época, etc. E água, muita água (tomo cerca de 3litros). Alimento-me em prol da minha saúde e da recuperação. Hipócrates já dizia “que a alimentação seja o teu único remédio” e assim quero eu dizer o resto da minha vida.alimentacao recuperacao quimioterapia

O efeito “Dori” passou. Aliás não passou totalmente porque ele meio que faz parte de mim mas aquela lerdeza, prostração, incapacidade de pensar, passou-me cerca de 2 meses depois. Agora a cabeça está sempre cheia de ideias. O corpo ainda não acompanha mas estou cuidando para que ele recupere o mais rapidamente possível.

A minha mama ainda está “queimadita” e ainda tenho o cateter. Quando tenho um dia demasiado intenso, fico mais cansada. Bocejo sem parar e é incontrolável. O que é super inconveniente se estou num ambiente social ou profissional.

Em última análise, depois de vários dias demasiado intensos, a minha imunidade cai e fico com dor de garganta e no corpo. Ou seja, os efeitos não terminam com o tratamento. Lembre-se que foi uma “violência” muito grande para o nosso organismo. Afinal renascemos! E um bebé recém nascido precisa de cuidados :). Não importa o tempo que dure. O que importa é continuarmos ouvindo o nosso corpo. Dar descanso quando ele precisa mas alimentá-lo e dar-lhe a atividade física que ele precisa para que funcione bem e se mantenha livre de “bichinhos” indesejados. Cuidando de você, está cuidando de quem você ama.

Um grade beijinho,

Vânia

*Lembre-se: procure um nutricionista. Não tome suplementos por vontade própria. E um professor de educação física ou PT que passe um treino adequado. Não precisa treinar sempre com ele mas precisa de uma orientação. 😉vania castanheira

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

25 Comentários to “Recuperação da Quimioterapia e da Radio? Até quando?!

  1. Shirley
    6 de maio de 2014 às 14:46

    Estou sem palavras!!! VC É LINDA!!!!! QUE FORÇA É ESSA! Que Deus te abençoe!
    Meu pai esta passando pelo processo de quimo e radioterapia, estou aqui me descabelando. E ele passará somente por 4 sessões de quimo e 34 de radio. Ele foi operado a 8 meses de um cancer na parótida.
    Confesso que foi uma injeção de animo ler os seus posts!

    Estou super orgulhosa de vc!

  2. Maria João Almeida Fernandes
    20 de abril de 2014 às 14:59

    Olá Vânia, já seguia o seu blogue desde o início do ano, quando me foi diagnosticado cancro da mama, mas foi um prazer conhecê-la pessoalmente no workshop do passado dia 12 de Abril. Tem sido uma grande ajuda pois sei o que vou sentir antes das coisas acontecerem. Após mastectomia parcial entrei no processo da quimio. Continue a ajudar as carequinhas e um bem haja!

  3. Ieda Moraes
    1 de abril de 2014 às 16:29

    Pensei que esse efeito “Dori”(ótimo) fosse só comigo, bom saber que outras pessoas tb sentem, fico mais tranquila.

  4. Beth Guerreira
    31 de março de 2014 às 20:08

    Puxa amiga…não sei se posso ter essa intimidade, mas enfim, estou só na primeira QT e já apavorada! Lendo o seu texto, e sobre o efeito “Dori”, tive que rir! Eu achava que era da idade, mas está começando…E como meu plano não autorizou a cirurgia que seria amanhã pra por o catéter, mesmo tendo lido sobre os efeitos que ele nos proporciona, eu desisti porque não aguento mais fazer cirurgias! Já são 7 dos 3 CAs que eu tive…tá bom não? Vou tentar aguentar a aplicação nas veias mesmo! Bom retorno a sua vida, e estamos aqui na torcida pelo baby! Bjs Beth Guerreira

    • 31 de março de 2014 às 21:25

      Ola querida. O convênio não autorizou?! Danado hein!!! Apesar de ser mais uma cirurgia vale a pena. Da mais conforto. Vc pode entrar com uma liminar no tribunal de pequenas causas e em poucos dias fica resolvido. Seja como for vai tudo correr bem. Vou ficar na torcida para que sim

    • Ieda Moraes
      1 de abril de 2014 às 16:35

      Oi Beth eu comecei o meu tratamento em Macaé e perguntei sobre o cateter, não me responderam nada. Depois fui para Niterói e ai não dava tempo pois poderia interromper o tratamento, o que não era bom. Fiz 04 vermelhas e estou terminando 12 da branca (faltam duas) e fiz tudo na veia e olha que não tenho veia, as meninas sofrem para pegar, mas até agora correu tudo bem

    • Sueli
      11 de novembro de 2015 às 15:29

      Guerreira mesmo! Estou há 5 dias do término de 25 sessões de radioterapia que me deixou, por hora, com queimadura sobre a clavícula, pescoço e axila mas, em vista do que você tem passado sinto vergonha por ter reclamado das queimaduraa. Parabéns, DEUS contigo, DEUS conosco sempre!

  5. Risoleta Benner
    31 de março de 2014 às 12:43

    Olá Vânia.
    Pensei que esse efeito de esquecer algumas coisas, como nomes, fosse somente comigo.
    Estou ndo para minha revisão de 6meses do fim da radioterapia. Não tive problemas de queimaduras pois sempre hidratei bastante.
    Hoje pratico musculações tenho caprichado na esteira, pois o tamoxifeno está fazendo acumular gordura no fígado. Estou fazendo todos os exames, caprichando na alimentação e nos exercícios físicos.
    Não voltei a trabalhar ainda, pois tinha algumas ferias para tirar. Aí descobri o artesanato. Nossa como tem me ajudado. Na concentração, me distrai muito e o convívio com outras pessoas é ótimo.
    Meu mastologista disse que eu deveria procurar um grupo de ajuda a pacientes de câncer na minha cidade pois sou bastante extrovertida. Mas infelizmente não achei nenhum.
    Seu blog tem sido um grande incentivo. E o que faz a diferença nele é que você não se tornou estrela. Muitas fazem blog, começam a dar entrevistas, aparecer em programas de televisão e o blog, onde o alcance é maior, fica de lado.
    Estou aguardando ansiosa seu livro. Vai ser vendido na net? Aqui só temos a Livraria Leitura.
    Um grande beijo dessa pessoa que muitos admira.
    Risoleta

    E

    • Eliane
      31 de março de 2014 às 22:04

      Oi Vânia,muito bacana essa sua atitude de nós ajudar…tá sendo muito útil pra mim…não precisei fazer químio,mas estou na 3a aplicação de radioterapia…sei q daqui uns dias pode queimar…num post seu vc indicou um hidratante da Forever…por favor me informe qual deles,pois vi no site deles que tem vários. Perguntei lá e me indicaram o mais caro: é um que contém própolis…serria esse mesmo? Agradeço a informação. Gostaria de perguntar pra Risoleta, se me permitir, qual o creme que ela usou, já que disse não ter tido queimaduras. Um grande Bj. Obrigada pelas informações.

      • 1 de abril de 2014 às 05:53

        Ola querida. Compre o de aloe vera apenas. Eu nao tive queimaduras mas a mama ficou mais escura. Digamos, bronzeada, queimada de sol. E esse “bronze” demora um pouco a sair. Tudo varia tambem do numero se radios que vc vai fazer e qual a intensidade. Eu fiz 30 com intensidade moderada/intensa (n me lembro o numero), por causa da idade e por nao ter retirado a mama toda.
        Claro que pode perguntar. Aqui podemos conversar todas. O objetivo é nos inter-ajudarmos. Desta forma somos todas beneficiadas

        • Eliane
          1 de abril de 2014 às 17:09

          Muitíssimo obrigada…além de linda vc é muito generosa…vou comprar o gel hoje mesmo. Bj
          Eliane

      • Risoleta Benner
        1 de abril de 2014 às 20:02

        Olá Eliane
        Usei um hidratante com aloé vera tb. Mandava manipular. Como minha radio era às 22:00 horas dava para passar o dia com ele hidratado e não sendo oleoso lavava e saía logo. Meu radioterapeuta aconselhou a usar sabonete Dove. Eu usei um neutro de bebê. Não tive nenhuma marca da radio. Nem queimou, nada. Só um leve problema no esôfago.
        Bj e boa sorte e acompanhe sempre o blog da Vânia que nos é muito útil.

        • Eliane
          2 de abril de 2014 às 13:41

          Oi Risoleta…muito obrigada, mesmo. Muito importante essa informação. Como eu estou no começo, ainda dá tempo de me previnir. Sobre artesanato, se vc gostou da experiência, vá em frente que é uma grande terapia. Digo isso, pois sou ceramista nas horas vagas e é a minha grande paixão. Esou seguindo a Vânia sim…aprendemos muita coisa com ela não é? Um grande beijo.

Escreva um comentário

*