Exame Genético BRCA 1 e 2 – Resultado

Soltem os fogos e fiquem atentos às canas que hoje é dia de festa! Saiu o resultado que eu esperava para o BRCA1 e BRCA2. Como diz a minha editora (ai o livro, ai o livro), hoje pulei mais uma barreira. Entender o que é ter um TRIPLO NEGATIVO, viver um ano com a possibilidade de ter na genética uma mutação que me pode matar com um câncer de mama ou de ovário e com a eventualidade de vir a ter um câncer novamente nos dois anos que se seguem, pode deixar qualquer uma “doidinha”. Mas como sabem não fiquei. Desde o dia em que fui diagnosticada com um câncer de mama nos ductos mamários que soube a origem do mesmo. Por mais exames que fizesse, nenhum iria dar a resposta pois nenhum analisa o emocional, o passado. Aquele que falei AQUI e em outros posts.

No entanto, lá no fundo, existe sempre o medinho do “será?”, “vou ficar sem as minhas mamas?”, “se for positivo, será que as mulheres da minha família também podem ter?!”. Tudo passa pela cabeça mesmo que fugazmente. E quando vem o resultado, o alivio sai do peito como um peso de 200kg e dá vontade de chorar…..mas agora de alegria. Fico feliz em não ter algo da Angelina Jolie. O gene BRCA1 e o gene BRCA2. Se o tivesse teria três opções que irei dedicar um post inteirinho a elas, mas não este. Porque este é de festa. É de alivio. É de autoconfiança. É de saber que me conheço e que posso continuar confiando no meu instinto e que nos conhecermos é o melhor favor que podemos fazer a nós mesmos e a quem amamos.

Ainda não fui liberada para retirar o CATETER pois tenho que fazer os exames trimestrais, depois do carnaval. E como vai estar tudo ok – afinal estou-me cuidando com o meu #desafiovidasaudavel –o meu Oncologista vai me liberar e em Maio já vou retirar o meu amiguinho, companheiro das quimioterapias. Foi uma bela amizade enquanto durou mas agora não quero mais. Já chega! Para mim já deu! :) Não quero brincar mais com ele. E chegar na sala de quimioterapia e, pela primeira vez, não sentir o cheiro dos remédios (as enfermeiras nunca sentiram)?!?!? Os meus olhos se encheram de água!! O meu olfato está voltando ao normal!! Afinal é mesmo verdade…ele volta!!! :) Resultado: vou viver a vida, o Carnaval de todos os dias. Viver neste limiar em que estamos constantemente. Porque a vida é isto. Nunca sabemos como é o dia de amanhã e temos que aproveitar o que ele tem de bom hoje, seja em que circunstância for.

Vive la vie!!! (Viva a Vida)vania castanheira BRCA Vivalle Me siga também no facebook (https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo) e no Instagram (@minhavidacomigo).  Bye Bye ;)

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

24 Comentários to “Exame Genético BRCA 1 e 2 – Resultado

  1. Mara
    27 de fevereiro de 2014 às 18:47

    Fiquei muito feliz por você !!!!! Hora de pular , dançar , cantar e gargalhar de tanta felicidade !!!!

  2. Gabriely
    27 de fevereiro de 2014 às 18:29

    Muito feliz por esse resultado, fiz o meu em novembro e recebi em janeiro tb o Brca1 e2 e deu negativo graças a Deus!! Beijos!!!

  3. luciana almeida de araujo
    27 de fevereiro de 2014 às 18:21

    eu também sou triplo e preciso fazer esse exame tenho medo do resultado pois o médico acha que eu carrego por conta de ter 2 casos de CA mama na família, que bom que você n tem ,tenho ficado triste pois eu partcipo de um grupo no face que todas são triplos e muitas tem metas e outras faleceram fico muito triste, mais um grande beijo para vc fica com deus.

    • 27 de fevereiro de 2014 às 18:27

      Ola Luciana, não deixe de fazer o exame. Vou falar das soluções caso o resultado seja positivo. Temos opções e isso é o que importa. Eu também tinha medo do resultado e ja tinha a decisão do que iria fazer se o meu fosse positivo. Um grande beijinho

      • Eloisa costa
        27 de fevereiro de 2014 às 19:24

        oiiii
        COMO FAZER ESTE EXAME, TIVE CANCER DE MAMA JA FIZ CIRURGIA, QUIMIOTERAPIA AGORA TOMO O REMÉDIO. TAMOXIFENO POSSO PEDIR PRA MINHA EQUIPE DE MEDICOS. DESDE JA MUITO OBRIGADA.

        • 27 de fevereiro de 2014 às 19:26

          Ola Eloisa, se vc toma o Tamoxifeno é porque o seu câncer foi hormonal. Sendo assim não deve ter a indicação para o exame genético. De qualquer forma pergunte a seu oncologista. Beijinhos

  4. Wivi Nogueira
    27 de fevereiro de 2014 às 18:18

    Que notícia maravilhosa Vania!!! Imagino a sensação de alívio que vc tá sentindo. Vc é mesmo muito abençoada e merece boas notícias. Parabéns querida. Bjus no coração.

  5. Fabiana Silvério
    27 de fevereiro de 2014 às 18:04

    Vânia, estou muito, mas muito feliz mesmo!!! Antes de ontem quando nos encontramos, falei pra minha mãe que você é exemplo para todas as pessoas, não apenas aquelas que compartilharam a mesma doença, mas é um exemplo de garra, dedicação, força e superação.Parabéns pelo trabalho que você faz! Eu leio todos os posts quase nunca comento, mas sempre me emociono.
    Que você continue aqui servindo de exemplo pra gente! bjo no coração

Escreva um comentário

*