Hormônios “bipolares”

Hormonios Bipolares

Desde que mulher é mulher que a relação dela com os hormônios femininos (Estrógeno e Progesterona) é complicada. Um amor-ódio desde o dia da primeira menstruação. Estes hormônios, para mim, são “bipolares”.  Tipo uns super-heróis/vilões que se apoderam de nós e nos vão mudando, fisiológica e emocionalmente, dependendo da fase do mês.

Quando estamos sob o domínio do Estrógeno, costumamos ser mais ativas, extrovertidas, ter a autoestima mais elevada e um humor mais estável. Já quando a Progesterona assume o comando, ui! Ficamos mais introspectivas, sensíveis, carentes e super “família”. E isto, se tudo correr bem pelo caminho! Sem “bagunças” hormonais, sem estresse e sem a tão temida TPM. Nesta última podem vir sintomas como: compulsão alimentar, ansiedade, depressão, inchaço, enxaquecas, choros sem razão, gazes, dores nos peitos, ganho de peso, agressividade, etc. Depois de um câncer de mama, em que muitos casos, reagem à influência de hormônios femininos (cerca de 60%*), nunca mais se pode tomar hormônios (vai que…). Fazer uma reposição hormonal ou tomar anticoncepcional está totalmente fora de questão. Imaginem então a minha situação: 31 anos (diagnostico), câncer de mama e quimioterapia durante 6 meses (para não falar do resto). Já experimentei a menopausa e estou na maior bagunça hormonal feminina de todos os tempos. Tive uma menstruação até agora, um cisto em 1 ovário e mais umas coisinhas. Fiquei tão feliz que anunciei ao mundo o evento e, na rua, tinha vontade de dizer às pessoas: “MINHA MENSTRUAÇÃO DESCEU!!! NAO ESTOU MAIS NA MENOPAUSA!!! O regresso do funcionamento (ainda que muitooo bagunçado) dos meus hormônios femininos trouxe coisas ótimas: fim da menopausa aos 32 anos e fim daqueles calores horrorosos que me acometiam no inicio da noite ou nas horas mais inoportunas! E trouxe também aquelas coisinhas chatas que reclamamos a vida toda: as alterações hormonais e de comportamento, a menstruação irregular (a minha ainda só desceu 1 vez, até agora) e os pelos…..oh pelos! Tanto vos detestei a vida toda….depois amei e agora estou na luta para me ver livre de vocês de novo! Imaginem um bebe recém nascido…cheio de penugem por todo o “corpitxo”. Pois é…sou eu! Eu sei que renasci das cinzas, qual Fénix mas poderia ter deixado a maior parte das “penas” para trás. Cabelo, sobrancelha e cílios está bom! Mas tudo bem, ainda bem que para isto existe remédio: depilação a laser para que vos quero!!! Obá! Fui liberada pelo médico e no dia 7 de Novembro (semana passada), fiz minha primeira virilha e axila. Yey!!! No resto do corpo ainda uso creme depilatório pois a pele está mais sensível mas já já…toda eu irei ao laser, a espada Jedi que me livrará dos pelos maquiavélicos!!! Txak! E viva à tecnologia e à ciência que nos dão opção para tudo.   * Fonte Hospital A. C. Camargo

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

3 Comentários to “Hormônios “bipolares”

  1. anacanomeira
    11 de novembro de 2013 às 17:05

    Que post mais divertido e quanto a hormonas e bipolaridade não poderia estar mais de acordo. Como é possível que estas tiranas das hormonas condicionem os nossos humores de mulher. É injusto!
    Mas sem esses hormónios que trazem desarmonia a vida da mulher seria bem enfadonha e se calhar seriamos menos sem graça.
    Deixa alguns pelos no corpo pois eles também têm a sua função.
    Amei!

  2. 11 de novembro de 2013 às 16:50

    Vânia, você é um barato, kkk!
    Um beijo!
    Manoel

Escreva um comentário

*