A pele durante a Radioterapia

No meu tipo de radioterapia, o pior efeito colateral  é o causado diretamente na pele. Tive um pouco de cansaço e, esporadicamente, uns leves enjoos. No entanto, estes últimos são muito muito leves….depois da quimioterapia vermelha, a potente “poção mágica”, qualquer enjoo é relativo.

Eu imaginava que estava indo para um microondas ou para uma máquina de auto-bronzeamento. Afinal, fisicamente, o efeito é praticamente o mesmo e sempre é mais legal do que ir para a Radioterapia! A pele fica seca, com coceira, descascando…com uma aparência de insolação. Parece que tomei todo o sol da praia do verão, na minha mama! E em vez de ficar “jamboo” (minha cor bronzeada natural) ficou vermelha, escura e descascando…até o mamilo. Por causa destes efeitos, fica, também, levemente inchada e muito, muito sensível. No entanto, reforço que, depois da quimioterapia, a radio…é apenas  uma “coceguinha”! Radioterapia E como cuidar da pele durante e após a radioterapia?

  1. Só usar o que o médico manda, óbvio!
  2. No banho, usar sabonete com glicerina, de camomila ou o de Aloe Vera da Forever, apenas! Nao invente!
  3. Passar 3 vezes ao dia gel de Aloe Vera para aliviar e um creme, tipo o Tegum, para cicatrizar, hidratar e impedir que a pele queime (o creme que gostaria de ter conhecido enquanto ainda estava em tratamento. Ele não deixa a pele ficar queimada e ela recupera muito mais facilmente) – não passe mais nenhum creme. Pergunte para seu médico, sempre que tiver dúvidas;
  4. Fazer compressas de camomila (das flores) 3x ao dia. A camomila tem ação antiinflamatória e cicatrizante. Um excelente remédio natural que ajuda a suavizar muito. Ajuda mesmo! Atenção que o chá tem que ser na temperatura ambiente. Nunca quente nem gelado…nem morno. 😉
  5. Tomar banhos rápidos e com a água pouco quente. Evite temperaturas extremas;
  6. Secar gentilmente a mama, depois do banho;
  7. Use roupas de algodão confortáveis. Deixe os soutiens de lado por um tempo;
  8. Sempre cubra bem a área tratada quando andar na rua;
  9. Não pegue sol;
  10. Não tente tirar as marcas que o Radioterapeuta ou Técnico de Radioterapia fazem em você;
  11. Não usar desodorante do lado da mama tratada;
  12. Não entre no mar nem na piscina. A pele irradiada perde todas as proteções e fica vulnerável a qualquer bactéria presente na água. Para além disso, deve evitar as diferenças de temperatura;
  13. Beba muita água e outros líquidos. Seu corpo precisa de muita hidratação. Beba entre 2 e 4 litros;
  14. Não se esqueça da alimentação aqui;
  15. Se se sentir cansada, descanse. Faça o que o seu corpo pede pois ele sabe o que é melhor para você;
  16. O seu médico é seu parceiro. Por isso, tudo o que sentir e qualquer alteração que observe, fale com ele.

No início, na consulta de avaliação (post aqui), quando nos dizem que serão 30 sessões de radiação…6 semanas, pensamos que vai demorar uma eternidade. E tentamos imaginar como será essa tal de Radioterapia. “Será que sentimos algo? Será que esquenta? Quando será que começamos a sentir efeitos secundários? Tem gente que fica em carne viva. Será que pode acontecer comigo?!” E chegamos à conclusão, que não vale a pena imaginarmos muito. “Qui será, será!”.  E foi! Decido que vou fazer tudo o que o médico mandar e ver como será comigo. E foi rápido! Fiquei com uma mama super, hiper, mega bronzeada, descascando, um mamilo que dói, uma pele que pinica e que, de vez em quando, dava uma baita de uma coceira que só apetecia coçar com as unhas (mas não coça, hein!!). Fiquei sem poder tomar sol, nem mar nem piscina por, pelo menos, 3 meses. Mas o que são 3 meses em 10 que já se passaram?! O caminho continua sendo para a frente e levemente inclinado para cima. E isso é o que importa. Um dia de cada vez e sempre melhor do que o anterior. Que a matemática seja sempre esta 😉

Se você quiser apoio, motivação e Coaching para lidar com os seus desafios ou a sua doença, entre em contato comigo e marque uma sessão de esclarecimento, sem compromisso.

Deixe-me ajudar VOCE a ser a contadora de historias da sua própria historia. Você pode descobrir seu propósito, seus objetivos, seus valores e suas crenças para que você se sinta mais confiante e tenha mais clareza com suas decisões e escolhas, para o resto da sua vida.vania castanheira Medical Coach

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

63 Comentários to “A pele durante a Radioterapia

  1. 10 de janeiro de 2017 às 11:44

    Olá pessoal compartilho também o que a minha está passando ela vai fazer umas quarenta sessões de radioterapia, falei para ela não se expor no sol, temos que ajudar e força para que consigam superar tudo isso a minha mãe teve câncer de mama por 25 anos não foi mais ao médico mas eu fui a única da família sempre apoiando ela de ir ao médico por um forte dor na mama ela foi se consultar e teve que passar por tudo isso, foi diagnosticado que o câncer estava somente na mama por um ano. Esta nesta luta para vencer!

  2. 6 de novembro de 2016 às 12:40

    fui operada de cancer em 15 de junho de 2016 nao precisou de quimioterapia graças a um exame que so é feito nos estados unidos o oncotype dx o qual resultou um tumor de baixa agressividade de 8 por cento de possibilidade d retorno, mas tive dores terriveis na radioterapia , nas costas que irradiavam para os braços nao passava com nada tomei morfina e so passou após um mes do termino da radio. caso aconteça com vc. tenhas paciencia e espere com o tempo passarao as dores. abraços.

  3. Rosana
    15 de junho de 2016 às 14:25

    Estou fazendo quimioterapia 5/20, faltam 15. Tive câncer de mama em 1999, fiz químico 6 e Radio na epoca, em 2013, o câncer voltou nos ossos, demorei muito a diagnosticar q era cancer., os ossos doiam achava que era outra coisa, pois participava de maratonas, era muito ativa e trabalhava desde os 28 anos de idade. Comecei o tratamento em 2013, já mudei 4 vezes a medicação, hoje to tomando quimio meus cabelos caíram e apareceram manchas no rosto, sempre cuidei muito da pele, estou com 56 anos e mi ha dermatologista disse q precisa q minha oncologista autoriza o tratamento, ela disse q nada resolve devido a quimio. Estou usando crême nivia no rosto e nas mãos, as vezes uso hipoglos, as manchas e as rugas manchas não estão sumindo, o que devo usar? Estou com zumbido no ouvido esquerdo causando surdez, e dormência na boca devido ao comprometimento nos ossos do crânio. O que fazer? Será q estou usando um crême errado. Bjus.

    • Marta Bernardes
      5 de setembro de 2016 às 11:36

      Gente para melhorar a minha pele, foi somente com BEPANTOL DERMA.

  4. Renata
    27 de abril de 2016 às 10:26

    Bom Dia ! também fui diagnosticada com câncer de mama em novembro de 2015 fiz a cirurgia dia 15/12/15 mas graças a Deus tive minha mama 100% preservada não precisei fazer quimio, pois o meu era do tipo mais simples e menos agressivo, retirei a glândula sentinela e deu negativo, mas estou fazendo Radioterapia hoje ( 27/04/2016) vai ser minha 25º de um total de 33 minha mama está com aparência e cor normal, uso um gel a base de 5% babosa sem óleo ou álcool e faço muita mas muita compressa com chá de camomila, vou começar a usar uma pomada para queimadura embaixo da mama bem na dobra pois é o único lugar que está escurecido e me incomodando pois tenho uma mama grande e o médico mandou usar TROFODERMIM creme dermatológico 2 x ao dia, tirando isso minha única queixa é o cansaço, depois das radio vou entrar com uma medicação por 10 anos pois meu carcinoma se alimentava de hormônio e vou ter que inibir esses hormônio no meu corpo, somos mulheres guerreiras e já vencemos, pois não é um carcinoma que vai nos derrubar, força a todas vocês que passam ou já passaram por essa luta e tenham fé que tudo vai passar, pois somos guerreiras.

    • Andreia
      23 de agosto de 2016 às 12:32

      Boa tarde Renata, meu diagnóstico me parece com o seu, totalmente hormonal Ki67 inferior há 5%. Meu diagnostico foi em 31/05 em exame de rotina nodulo de 0,9 cm, minha cirurgia em 21/06 com linfonodo de sentinela Livre! Foi indicado 25 sessões de radio. Comecei hoje e estou cheia de duvidas na prevenção de queimaduras e sintomas. Espero poder me ajudar. Grata.

  5. conceição gonçalves da silva
    3 de dezembro de 2015 às 08:46

    Bom dia!
    Estou sem saber o que fazer.Minhã mãe fez 33 seções de radioterapia por causa de um cancer nos seios e agora adquiriu uma diarréia que não para . O que fazer?

    • 3 de dezembro de 2015 às 08:58

      Ola Conceição,

      Sugiro que relate esta diarreia (calculo que foram mais do que 3 episódios) ao medico da sua irmã e também ao nutricionista que a acompanha.

      Provavelmente sua irmã esta com a imunidade baixa mas so eles podem dizer o que sua irmã precisa fazer.

      Beijinhos e as melhoras nesta etapa final

Escreva um comentário

*