A 1ª quimioterapia

Dia 12 de Março de 2013 chegou.

9h, terça-feira, Hospital Vivalle.

Eu era aquela pessoa receosa, ansiosa e angustiada (descrita aqui)…mas ao mesmo tempo calma, sorridente e bem disposta. Aberta à nova fase. Fui muito bem recebida pela Pollyana e toda a equipe de enfermeiras. Cheias de sorrisos, carinhosas, super atenciosas e cheias de informação para dar. E eu “toda ouvidos” para não perder nadica de nada!

Recebi uma pasta com o resumo das informações dadas oralmente e um caderninho onde estavam anotados os medicamentos da minha quimioterapia:  Adriablastina e Ciclofosfamida + todos os remédios para ajudarem no desconforto dos efeitos secundários. O elixir da juventude e do rejuvenescimento, a “poção mágica” estava pronta a ser administrada.

Efeitos colaterais, segundo o caderninho: náuseas, vômitos, anorexia, mucosite, alopecia (queda de cabelo), urina vermelha por 1 a 2 dias após administração, coriza, congestão nasal, lacrimejamento e espirros. (efeitos e como os combater neste link – A Rainha de Copas)

Orientação básica: beber 2/3 litros de água por dia, bochechos com água bicabornatada 4x ao dia. (desenvolverei muito mais em um outro post)

Esta QT era realizada de 21 em 21 dias, todas as 3ª feiras, para dar tempo do meu organismo recuperar os glóbulos brancos necessários para sobrevivência (leucócitos e neutrófilos), plaquetas e glóbulos vermelhos.

Conheci, para além das queridas enfermeiras, a nutricionista, a farmacêutica e a psicóloga da equipe (já referidas em outros posts). Falei com um monte de gente. O maridão foi autorizado a ficar na primeira aplicação mas fugia com o olhar, sempre que apareciam com uma agulha.

Chegou a vermelhinha. Foi-me aplicada na veia pois ainda não tinha o cateter (assunto de outro post). A sala estava gelada gelada. Tiveram que me trazer 2 mantas e mesmo assim tive frio. Nos 2 minutos que fiquei sem falar só pensava: “por favor, não quero passar mal, por favor! Também não posso ter febre nem ficar fraca demais! Também não quero engordar. Já basta ter que ficar careca. Gorda e careca…e com celulite…é que não!! E, na próxima aplicação tenho que vir mais quentinha!” Depois respirava fundo e lá voltava à conversa.

Uns dias após a primeira

Uns dias após a primeira “poção mágica”

Quando acabou, perto das 13h, fui no lavabo e meu xixi já estava vermelho. Resultado, mama azul da cirurgia e xixi vermelho da quimio! Fantástico! “será que vou vomitar verde?!”

Passei a tarde em casa, com o maridão e sempre alertas a todos os sintomas e medindo a temperatura de 2h em 2h. Tudo ok até às 16h que comecei a ficar com tonturas e me deitei. 4 dias depois estava bem e não vomitei nenhuma vez! Achava eu que estava bem! Mulher Maravilha, Amazona e Samurai ficou sabendo, 10 dias depois, que não estava assim tão forte. E porquê, perguntam vocês?! Nos próximos dias, vão ficar sabendo, neste blog que com tanto carinho, conta o passo a passo desta guerreira careca :)

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

6 Comentários to “A 1ª quimioterapia

  1. 13 de março de 2016 às 14:48

    Querida Vânia!
    Atualmente, és a pessoa que mais admiro, não só por tudo que passaste, mas, principalmente, pela coragem de expor tua história e ajudar tantas outras pessoas a buscarem inspiração para suas vidas. Sabe, tenho tentado fazer o mesmo, ou, pelo menos, algo parecido. Sempre te tenho como um modelo a ser seguido e tenho feito o máximo para seguir teus passos. Em 2014, quando eu acabava de me tornar mãe, o câncer também me encontrou. E ele veio, ao mesmo tempo, para assustar e para mudar minha vida. Essa doença, absurdamente temida, tomou boa parte da minha língua, mas não me calou. Na verdade, o câncer me curou de muita coisa. Se o preço foi um terço de língua, acho que foi bem pago. Passei a ver a vida com outros olhos, passei a valorizar tudo que antes passava despercebido, aprendi a me respeitar, reconheci a escritora que vive em mim, reduzi o ritmo atordoante de trabalho, passei a acompanhar de perto a vida do meu filho, enfim, aprendi tanta coisa com o câncer que nem mais consigo vê-lo como o vilão da história. Tive medo, sim, e muito. Mas, aos poucos, fui notando que aquela doença estava sendo mais minha aliada do que inimiga. Ela me deu tempo e capacidade de ver minha vida sob um ângulo jamais disponível para mim antes. E isso tudo resultou em uma vontade muito grande de me aliar às pessoas que possam estar passando por momentos difíceis como os passei. O primeiro grande passo que dei foi formar parceria com o jornalista Aurélio Decker para, juntos, escrevermos o livro Impactos do Câncer. Agora quero divulgá-lo e, também, participar de palestras (como te vejo fazer sempre). É incrível quando a gente percebe o que veio fazer no mundo. Graças ao câncer, hoje eu sei: nasci para escrever, para ajudar a levar mensagens de esperança pelo mundo, para ver e rever meus conceitos, para viver bem, para aprender e ensinar, para aproveitar as oportunidades, mesmo quando elas aparecem disfarçadas de tumor. Parabéns pelo teu trabalho lindo e pela pessoa abençoada que és.

    • 15 de abril de 2016 às 11:50

      Olá querida Grasiela,
      muito obrigada pelas tuas palavras, nem imaginam como foram importantes e me motivam a continuar.

      Tu passaste pela tua jornada como se deve passar. retiraste os aprendizados positivos, viste o problema com um fator de mudança e como uma solução para a mudança de olhar sobre a vida. E agora, no teu “regresso a casa” és uma pessoa mais completa, plena e feliz! parabéns!

      Desejo todo o sucesso que puderes ter! E quero ler esse livro…manda noticias :)

      Um grande beijinho

  2. 25 de dezembro de 2013 às 16:56

    Spot on with this write-up, I truly think this website needs much more consideration. I?fll probably be again to read much more, thanks for that info….

  3. F. Luciano.
    17 de setembro de 2013 às 22:13

    Fantástica tua iniciativa que certamente estará ajudando muitas pessoas que passam pela mesma situação. Minha mãe estará começando a quimio semana que vem, com grande esperança. Esperança sempre, sempre. Digo a você o que tenho dito a ela: daqui a um tempo, vamos olhar para trás e lembrar de momentos assim como ensinamentos precisos. Namastê!

  4. 16 de setembro de 2013 às 10:17

    Uma menina arco-íris!
    Realmente, em momentos dolorosos da vida o lidar com problemas com algum colorido ajuda muito, apesar da angústia estar sempre lá, bem acomodadinha, à espera ….
    Beijo e uma boa semana

  5. Bebé - Maria de Lurdes Lima
    16 de setembro de 2013 às 07:10

    Querida Vânia que ajudas tanta gente com as tuas palavras. Todas as forças do Universo para ti guerreirinha carequinha <3

Escreva um comentário

*