Bicho Prequiça e “Efeito Dori”Bicho Prequiça e “Efeito Dori”

Desde quarta-feira que fui apanhada por uma preguiça absurda! Para ser sincera, há 19 semanas que entrei neste estado. Vou melhorando e piorando. Uns dias enérgica e outros preguiçosa.  A FADIGA, é um dos efeitos colaterais da quimioterapia. Uma sensação quase constante de fraqueza e de cansaço. Até da cabeça ficamos assim. Eu já sou meio “Dori” por natureza. Esqueço-me das coisas mas nunca das importantes, claro! A químio não nos provoca amnésia mas nos deixa mais “lerdas” por conta do cansaço e isso acaba por afetar a memória. Acabamos prestando menos atenção às coisas e temos dificuldades em nos concentrar. Por isso parece que nos esquecemos de tudo. É uma ótima desculpa, pelo menos!

_MG_0782Tanto os remédios quimioterápicos como a ANEMIA e a DIFICULDADE EM DORMIR (outros efeitos colaterais da QT), aumentam esta sensação de exaustão física. O engraçado é que num momento posso estar super enérgica, me sentindo a “Mulher Maravilha”, como no segundo seguinte estou com os “bofes de fora”, agarrada a lenços, tossindo, espirrando e ficando rouca. É de um segundo para o outro! Sem aviso prévio. Quando vou ver….já foi!

Depois deste saltinho fiquei de joelhos meia hora :)

Depois deste saltinho fiquei de joelhos meia hora :)

Eu, sou por natureza, agitada, prática, uma “resolvedora de problemas”. Gosto de caminhar, de me mexer, de fazer coisas. E, principalmente, tendo a desafiar os limites do meu corpo. Com este tratamento, estou aprendendo a ouvir o meu corpo, tentando perceber onde é o limite antes de o ultrapassar.  E vos digo, não é tarefa nada fácil! Ainda hoje fui caminhar e só parei quando as minhas pernocas já estavam a ficar bambas, quando comecei a perder a força nas pernas. Costumo dizer que fico com pernas de galinha, assim “fraquitas”! Como combater este efeito, perguntam vocês?!

  • Tenha uma alimentação saudável (corte nos doces e nas gorduras que baixam a imunidade) dividida em 6 pequenas porções diárias e dê preferência a proteínas e alimentos ricos em ferro
  • Beba bastante liquido (3/4L dia)
  • Tente ser o mais ativa possível: 15 a 30minutos de exercício leve diário (caminhada, bicicleta, alongamentos, Yoga, Tai Chi,…)
  • Ouça o seu corpo e descanse quando ele pedir
  • Tente tirar algumas sestas de 1h ao longo do dia
  • Durma, pelo menos, 8h por dia
  • Escolha as coisas mais importantes para fazer no dia

_MG_0725Depois de ter passado pelos enjoos e pelos cheiros provocados pelo quimioterápico da “poção mágica” vermelha, este efeito colateral não é nada. Para cansaço existe o descanso. E pronto, sempre é uma forma de colocar os seriados e filmes em dia 😉 .

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

19 Comentários to “Bicho Prequiça e “Efeito Dori”Bicho Prequiça e “Efeito Dori”

  1. 11 de maio de 2017 às 09:35

    Oi bom dia, queria agradecer as dicas do seu blog, procurei muitas informações por conta do tratamento da minha mãe, e seu blog foi muito esclarecedor !!!

    Obrigado…

    • 18 de maio de 2017 às 14:46

      Olá Alex,

      muito obrigada pelo seu feedback. É muito importante para mim.
      Como está a sua mãe?
      Um grande beijinho

  2. Roberta
    23 de julho de 2013 às 22:45

    Estou adorando o blog! É contagiante a sua alegria!!! As fotos estão lindas!!!

    • 27 de julho de 2013 às 12:24

      Roberta, que bom, fico muito feliz. Obrigada pelo feedback. É super importante nesta luta. Um grande beijinho

Escreva um comentário

*